top of page

Como crear un menú para tu restaurante. En portugues

Saiba como criar um cardápio e surpreender seu cliente!


Um bom amante da gastronomia come primeiro com os olhos. Pensando nisso, separamos algumas dicas valiosas sobre como criar um cardápio atrativo para dar água na boca do cliente e alavancar suas vendas! Confira nossas dicas:


FIQUE DE OLHO NA REDAÇÃO DO CARDÁPIO


Nós sabemos que o sabor da comida é o que realmente importa no restaurante, mas não dá pra relaxar nos cuidados com os outros detalhes, não é? Segundo a Universidade Cornell, nos Estados Unidos, um cardápio livre de erros e escrito com capricho pode ser um diferencial entre o seu estabelecimento e o do concorrente. O estudo aponta que uma descrição minuciosa dos pratos em um cardápio pode realmente alterar a percepção do cliente com relação ao restaurante e ao alimento servido, aumentando as vendas em 28%.

Por exemplo:

Descrição 1 – Macarrão 4 queijos

Descrição 2 – Macarrão 4 queijos com gorgonzola, parmesão, provolone e queijo prato, finalizado com uma pitadinha mágica de noz moscada!

Das opções acima, qual abre mais o seu apetite? A segunda, não é? Por isso, dedique-se à descrição dos seus pratos, não esqueça de verificar a gramática e ofereça ao cliente uma boa experiência antes mesmo do recebimento do prato.

CAPRICHE NAS FOTOS!


Não há como criar um cardápio sem fotos! Assim como a redação, uma fotografia de qualidade pode ser um grande diferencial no momento da escolha do cliente. Se possível, invista em um fotógrafo profissional para dar destaque às maravilhas da sua cozinha, mas, caso não possa pagar por um profissional agora, há algumas dicas que você pode seguir para ter as melhores fotografias. São elas:

Fotografe com uma boa câmera

É possível tirar boas fotografias com câmeras simples, mas se você tiver uma câmera com controles manuais e possibilidade de troca de lentes, isso pode gerar um resultado ainda melhor. Com uma lente clara entre 1.8 e 2.8mm, é possível criar um efeito de fundo desfocado bem interessante, por exemplo.

Cuidado com a iluminação

Para fotografar alimentos, a iluminação ideal é a luz natural da manhã, que vem da janela. Não será necessário investir em equipamentos de iluminação artificial, uma vez que as fotografias para cardápio costumam ser feitas com menor frequência. Basta esperar por um dia bonito de sol e começar a clicar!

Outra dica importante quando falamos de iluminação: evite flashes diretos ou luzes muito duras.

Prepare o ambiente

Ao fotografar os alimentos de sua cozinha, seja crítico e esteja atento aos detalhes. É importante escolher uma louça visualmente interessante e um ambiente de fundo que favoreça o seu alimento. A montagem do prato também é importante, afinal, se a apresentação do prato e do ambiente não for boa, você não alcançará seu objetivo de abrir o apetite do cliente.


O que você deve ter em mente é que, ao escolher o prato principal, a vontade de seu cliente precisa ser instigada para que ele peça sobremesas ou drinks extras. Você certamente venderá mais e sua imagem será condizente à qualidade dos seus alimentos!

Para saber mais, acesse a matéria “5 dicas para tirar fotos incríveis de comida“, da Revista Galileu.


COMO CRIAR UM CARDÁPIO DIGITAL


Que tal investir no modelo de pedido que mais cresce no mundo? Se você busca saber como criar um cardápio, conhecer um cardápio digital de alta qualidade pode ser uma boa pedida, porque ele permite que você alavanque as vendas delivery através de um aplicativo ou, em casos de estabelecimento à la carte, oferece ao cliente a liberdade de fazer um pedido sem precisar esperar o garçom em um dia de casa cheia.

Além disso, um cardápio digital otimizar sua mão de obra e a experiência tecnológica impressiona os clientes. Compreenda melhor as vantagens oferecidas por um cardápio digital:

Atualização sem esforço ou gastos

Através de um cardápio digital, você pode atualizar seus pratos sem gastos com gráfica. Se surgir uma ideia nova, basta cadastrá-la eletronicamente e “voilá”, a opção estará disponível para o cliente.

Autoatendimento

Ao adotar um cardápio digital, o cliente pode realizar um autoatendimento e é poupado do desconforto de ter um garçom apressado ao seu lado, pressionando-o para uma tomada de decisão. Além disso, o seu estabelecimento também ganha autonomia, afinal, estimular o autoatendimento exige menos mão-de-obra.

Vendas On line

Esse é o mercado que mais cresce no Brasil e não pode ser ignorado. Se você trabalha com o atendimento delivery ou pretende fazer isso, esse pode ser o seu diferencial! As vendas on-line reduzem a equipe de atendimento, fidelizam clientes, auxiliam no pós-vendas através da armazenagem de dados do cliente e o principal: aumentam as vendas! Com todas essas vantagens, fica difícil abrir mão da tecnologia, não é?

USE AS CORES PARA ESTIMULAR O CLIENTE


93% das pessoas observam o aspecto visual de um produto antes de comprar e 80% das pessoas acreditam que a escolha das cores facilita o reconhecimento de uma marca. Se você está montando o seu cardápio ou a identidade visual do seu restaurante, observar esse detalhes pode ser uma boa pedida!

Você já parou pra pensar em por que as cores da rede de fast food mais valiosa do mundo são amarelo e vermelho, por exemplo? A razão disso é simples: essas são cores estimulantes e, portanto, combinam com a agilidade do fast food.

Esse tipo de associação de cores ao objetivo dos negócios é comum em quase todos os grandes negócios. O verde, por exemplo, é uma cor comumente utilizada em hospitais e, não por acaso, é a cor associada à saúde.

Por que não usar o gatilho das cores para estimular o seu cliente? De acordo com suas expectativas – em um cardápio, a expectativa quase sempre é de aumento do consumo – escolha suas cores, ajuste seu cardápio e elementos do seu restaurante e aguarde os resultados.

Saiba mais a respeito da psicologia das cores clicando aqui.


Agora que você aprendeu como criar um cardápio bacana, basta usar a criatividade e nossas dicas para ajustar o que ainda não está legal.

Se quiser ler algo mais específico para seu negócio, também temos artigos sobre cardápio de cafeteria e cardápio de comida japonesa.




Entradas recientes
Entradas destacadas
Archivo
Buscar por tags
No hay tags aún.
Síguenos
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
bottom of page